O presidente dos Estados Unidos,
Trump disse, do Salão Oval da Casa Branca, nessa quinta-feira (25), que a nova versão americana da plataforma será gerida por investidores “muito sofisticados”. Entre eles estão Larry Ellison, fundador da Oracle, Michael Dell e Rupert Murdoch.
Analistas indicam que as empresas Silver Lake Partners e Andreessen Horowitz também devem integrar o acordo. Segundo a ordem executiva, a ByteDance ficará com menos de 20% da nova entidade.
Trump confirmou que a versão americana terá uma cópia do algoritmo do aplicativo, considerado importante para seu sucesso. Um funcionário da Casa Branca informou que o algoritmo será monitorado “continuamente” para evitar influências indevidas.
“O objetivo fundamental era manter o funcionamento do TikTok, garantindo, ao mesmo tempo, a proteção da privacidade dos dados dos americanos, de acordo com a lei”, disse o vice-presidente JD Vance.
A mudança atende a uma lei aprovada durante o governo Biden, que obrigava a ByteDance a vender suas operações nos EUA ou enfrentar proibição no país. Trump e outros setores políticos americanos alertaram sobre o risco de uso do TikTok pela China para coletar dados ou influenciar usuários.
O TikTok afirma ter mais de 1 bilhão de usuários no mundo, incluindo mais de 170 milhões nos EUA, quase metade da população americana.
JD Vance estimou que a nova entidade teria valor aproximado de 14 bilhões de dólares (cerca de 75 bilhões de reais). Trump disse que o presidente chinês Xi Jinping deu aval ao acordo durante ligação telefônica recente.
“Tenho grande respeito pelo presidente Xi e agradeço por ter aprovado o acordo”, declarou Trump. Em nota, Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que espera “um ambiente comercial aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas que investem nos EUA”.
Até o momento, ByteDance e TikTok não se pronunciaram sobre a mudança.
Com agências
(Sob supervisão de Marina Dias)