O
Entre os novos indicados que farão parte do Dicastério para os Bispos está o arcebispo brasileiro Ilson de Jesus Montanari, que foi confirmado como secretário por mais cinco anos. Ele já cumpriu um duplo mandato na mesma função.
Brasileiro Ilson de Jesus Montanar
Ilson de Jesus Montanari, com 67 anos, nasceu na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, e foi nomeado por Jorge Bergoglio como secretário do órgão responsável por auxiliar o pontífice com a nomeação de novos bispos e a criação de dioceses, em outubro de 2013.
Compondo o alto escalão administrativo da Igreja Católica, o arcebispo brasileiro foi um dos responsáveis por organizar o funeral do papa Francisco e o conclave.
Além de Montanari, o papa Leão XIV nomeou o italiano Filippo Iannone como novo prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cargos que ele ocupava antes de sua eleição papal.
Segundo comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano, Iannone assumirá o cargo no próximo dia 15 de outubro. O italiano preencherá o lugar de papa Leão XIV, que, como cardeal, chefiou o Dicastério entre 12 de abril de 2023 e 8 de maio de 2025.
Arcebispo e carmelita de Nápoles, Iannone, de 68 anos, tinha, anteriormente, o cargo de prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos do Vaticano.
Por fim, o líder da Igreja Católica escolheu também o bispo bósnio Ivan Kovač como subsecretário do Dicastério, por um mandato de cinco anos.
Sobre Cúria Romana
A
(Sob supervisão de Marina Dias)