Ouvindo...

Netanyahu manda recado ao Hamas e à população de Gaza durante discurso na ONU

O primeiro-ministro israelense discursou nesta sexta-feira (26) na Assembleia Geral da ONU

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, na Assembleia Geral da ONU de 2023

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mandou um recado ao Hamas e à população da Faixa de Gaza em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (26), em Nova York.

O premiê “cercou” a Faixa de Gaza com alto-falantes que transmitiram a mensagem ao vivo para toda a região. Ele falou primeiro em hebraico e depois fez o mesmo discurso em inglês.

“Quero falar deste fórum diretamente a esses reféns por meio de alto-falantes. Cerquei Gaza com alto-falantes enormes, conectados a este microfone, na esperança de que nossos queridos reféns ouçam minha mensagem. Nossos bravos heróis, aqui é o primeiro-ministro Netanyahu falando com vocês ao vivo das Nações Unidas. Não nos esquecemos de vocês, nem por um segundo. O povo de Israel está com vocês. Não vacilaremos e não descansaremos até que todos vocês voltem para casa”, disse.

Além de falar com reféns e civis, ele mandou um recado às lideranças do Hamas. “Aos líderes restantes do Hamas e aos carcereiros de nossos reféns, eu agora digo: ‘Deponham as armas. Soltem meu povo. Libertem os reféns. Todos eles, todos os 48, libertem os reféns agora.’ Se fizerem isso, viverão. Se não fizerem, Israel os caçará", ameaçou.

Leia também

Discurso polêmico

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um polêmico discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (26). Ele abordou diversos temas, teceu críticas ao Ocidente, falou sobre o Hamas e também fez elogios ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O premiê israelense criticou os países que reconheceram a Palestina como um Estado legítimo, além de fazer comparações do ataque de 7 de outubro a Israel como os do 11 de setembro e até mesmo ao Holocausto na Segunda Guerra Mundial.

Durante o seu discurso, Netanyahu foi boicotado por vários líderes mundiais, que deixaram o plenário da Assembleia Geral no momento em que ele foi chamado a discursar.

Clique aqui e leia o discurso completo do premiê.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.