O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mandou um recado ao Hamas e à população da Faixa de Gaza em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (26), em Nova York.
O premiê “cercou” a Faixa de Gaza com alto-falantes que transmitiram a mensagem ao vivo para toda a região. Ele falou primeiro em hebraico e depois fez o mesmo discurso em inglês.
“Quero falar deste fórum diretamente a esses reféns por meio de alto-falantes. Cerquei Gaza com alto-falantes enormes, conectados a este microfone, na esperança de que nossos queridos reféns ouçam minha mensagem. Nossos bravos heróis, aqui é o primeiro-ministro Netanyahu falando com vocês ao vivo das Nações Unidas. Não nos esquecemos de vocês, nem por um segundo. O povo de Israel está com vocês. Não vacilaremos e não descansaremos até que todos vocês voltem para casa”, disse.
Além de falar com reféns e civis, ele mandou um recado às lideranças do Hamas. “Aos líderes restantes do Hamas e aos carcereiros de nossos reféns, eu agora digo: ‘Deponham as armas. Soltem meu povo. Libertem os reféns. Todos eles, todos os 48, libertem os reféns agora.’ Se fizerem isso, viverão. Se não fizerem, Israel os caçará", ameaçou.
Discurso polêmico
O
O premiê israelense criticou os países que
Durante o seu discurso, Netanyahu foi