Desde o início do seu segundo mandato à frente dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump vêm endurecendo as políticas e o discurso anti-migratório no país.
Nesta quarta-feira (14) a emissora estadunidense “Fox News” teve acesso a um memorado do Departamento de Estado dos EUA e anunciou antecipadamente a decisão do governo de suspender a concessão do visto americano para 75 países, incluindo o Brasil.
A informação foi confirmada através de uma publicação na conta oficial do governo de Trump no X (antigo Twitter).
Confira a publicação
Ainda segundo a “Fox News”, a medida deve passar a valer a partir de 21 de janeiro, mas ainda não há um prazo de quando o serviço será restabelecido. Segundo o governo, a emissão será retomada após uma reavaliação dos procedimentos de imigração que existem hoje no país.
“O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, afirmou o órgão americano nas redes sociais.
Até o momento, a decisão afeta candidatos de países como Afeganistão, Egito, Irã, Iraque, Nigéria, Rússia, Somália e Tailândia. A lista completa ainda não foi divulgada pelo governo estadunidense.
Entenda qual tipo de visto será afetado
Os vistos que serão suspensos são aqueles emitidos para quem pretende trabalhar e morar nos Estados Unidos, os “immigrant visas”. Já vistos de outras categorias, como aqueles voltados ao turismo e ou estudo breve, não serão, a princípio, afetados pela mudança.
Segundo a “CNN Brasil”, o governo brasileiro foi pego de surpresa com o possível cancelamento da emissão de vistos e defende cautela até a formalização da decisão.
Em novembro, o presidente americano disse que iria suspender a entrada de pessoas de “países de terceiro mundo”. A afirmação ocorreu um dia após um cidadão afegão ter sido acusado de atirar contra dois membros da Guarda Nacional em Washington.
“Vou suspender permanentemente a migração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos Estados Unidos se recupere totalmente”, escreveu Trump nas redes sociais.