O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, nesta quarta-feira (6), que prendeu um soldado do Exército americano por supostamente tentar passar informações confidenciais ao governo da Rússia.
O homem foi identificado como Taylor Adam Lee, de 22 anos, do Texas. Ele teria tentado passar informações sobre vulnerabilidade dos tanques de guerra. Além da acusação federal de tentar vazar informações de defesa nacional, o jovem é suspeito de exportar dados técnicos controlados sem licença.
“A prisão de hoje é um recado para qualquer um que esteja pensando em trair os EUA – especialmente os militares que juraram proteger nossa pátria. O FBI e nossos parceiros farão tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger os americanos e salvaguardar informações confidenciais.”, disse o Diretor Assistente Roman Rozhavsky, da Divisão de Contrainteligência do FBI.
Tiroteio em base militar dos EUA: o que se sabe sobre o ataque Estados Unidos enviam cerca de 30 aviões militares para a Europa Novas imagens mostram momento de colisão entre helicóptero e avião nos EUA; veja
Segundo as investigações, Lee tentava enviar informações de defesa dos EUA ao Ministério da Defesa da Rússia. Ele chegou a afirmar que se ‘voluntariaria para ajudar a Federação Rússia quando estiver lá de alguma forma’.
Lee se reuniu com um representante do governo russo, a quem entregou um cartão de memória com vários documentos e informações sobre veículos de guerra dos EUA e operações de combate.
De acordo com as investigações, Lee dava as informações em troca de cidadania russa. Escritórios de campo do FBI em Washington e El Paso investigam o caso.