Ouvindo...

Estados Unidos enviam cerca de 30 aviões militares para a Europa

Ação foi motivada pelo conflito entre Irã e Israel, em curso há quatro dias

As Forças Armadas dos Estados Unidos enviaram cerca de 30 aviões-tanque e de transporte para a Europa durante a noite de 15 para 16 de junho, em meio à escalada do conflito entre Israel e o Irã.

Em um comunicado, o Secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que “orientou o envio de capacidades adicionais”. Segundo ele, a ação tem natureza apenas defensiva, já que o país quer proteger as forças no Oriente Médio. A animação fornecida pelo FlightRadar24 mostra o que ele disse serem aviões-tanque e jatos de transporte pesados rumo à Europa.

O Washington Post informou que dados de rastreamento de voo mostraram que as aeronaves pousaram em bases na Espanha, Grécia, Alemanha, Itália e Escócia. No Oriente Médio, os Estados Unidos já têm quase 40.00 soldados, além de sistemas de defesa aérea, aviões de combate e navios de guerra que podem detectar e abater mísseis inimigos.

Leia também

Conflito entre Israel e Irã chega ao quarto dia

O conflito entre Israel e o Irã segue pelo quarto dia de conflito. Nesta segunda-feira (16), o Irã retomou o lançamento de mísseis contra diversas cidades de Israel, causando a morte de ao menos 11 pessoas. Essa é a primeira vez que os países se enfrentam militarmente nesta intensidade, mesmo após décadas de uma guerra indireta e operações pontuais.

O conflito começou na sexta-feira (13), quando o Exército israelense lançou um ataque - classificado como ‘preventivo’ - sem precedentes contra o Irã. O objetivo era evitar que a República Islâmica desenvolvesse armas nucleares.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.