Ouvindo...

Rússia nega envolvimento em incursão de drones que fechou aeroportos da Europa

O terminal precisou ficar fechado por várias horas na capital dinamarquesa

Kremlin, Moscou - Imagem ilustrativa

A Rússia negou envolvimento no sobrevoo de drones no aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, nesta terça-feira (23). O terminal precisou ficar fechado por várias horas na capital dinamarquesa.

“Ouvimos acusações infundadas de lá todas as vezes”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, após a primeira-ministra dinamarquesa não descartar a responsabilidade da Rússia no incidente.

Além do aeroporto dinamarquês, o de Oslo, na Noruega, também ficou fechado por várias horas durante a madrugada de terça-feira (23) devido à presença de drones em suas imediações, causando desvio ou cancelamento de voos.

Leia também

‘Ataque grave’

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que esse foi ‘o ataque mais grave contra uma infraestrutura crítica’ do país.

A premiê atribuiu, ainda, a ação às incursões de drones e aviões de guerra supostamente russos em espaços aéreos de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou ao ataque cibernético contra outros aeroportos europeus no fim de semana.

“O que vimos na noite passada foi o ataque mais grave contra uma infraestrutura crítica dinamarquesa até o momento”, disse, em comunicado.

“Isto se enquadra na tendência que observamos recentemente com outros ataques de drones, violações do espaço aéreo e ciberataques contra aeroportos europeus”, acrescentou.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.