Ouvindo...

‘Putin está testando o Ocidente’, diz chefe da UE sobre caças russos na Estônia

Essa é a terceira vez que a Rússia é acusada de violar o espaço aéreo de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em dez dias

Capital da Estônia, Talin

A chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está ‘testando a determinação do Ocidente’, após a invasão do espaço aéreo da Estônia por caças russos. O país denunciou o ocorrido nesta sexta-feira (19).

“A violação atual do espaço aéreo da Estônia por aeronaves militares russas é uma provocação extremamente perigosa. Esta é a terceira violação do espaço aéreo da UE em dias e aumenta ainda mais as tensões na região. A UE manifesta total solidariedade com a Estônia”, publicou no X.

“Estou em contato próximo com o governo estoniano. Continuaremos a apoiar os nossos Estados-membros no reforço das suas defesas com recursos europeus. Putin está testando a determinação do Ocidente. Não devemos demonstrar fraqueza”, completou.

Leia também

Nova invasão

Essa é a terceira vez que a Rússia é acusada de violar o espaço aéreo de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em dez dias.

Segundo um relatório do Ministério das Relações Exteriores da Estônia, três caças russos MiG-31 “entraram no espaço aéreo estoniano sem permissão e permaneceram lá por um total de 12 minutos”. A invasão foi sobre o Golfo da Finlândia.

O ministério convocou o encarregado de negócios russo para prestar esclarecimentos.

A Polônia e na Romênia denunciaram a incursão de drones russos nas últimas semanas. A Rússia ainda não comentou as acusações.

Repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Com formação na PUC Minas, passou pelo portal R7, da Record.