O aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, foi fechado temporariamente nesta terça-feira (23), devido ao sobrevoo de drones na região. Segundo a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, esse foi o “ataque mais grave contra uma infraestrutura crítica” do país.
Além do aeroporto dinamarquês, o de Oslo, na Noruega, também ficou fechado por várias horas durante a madrugada de terça-feira (23) devido à presença de drones em suas imediações, causando desvio ou cancelamento de voos.
Frederiksen atribuiu a ação às incursões de drones e aviões de guerra supostamente russos em espaços aéreos de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou ao ataque cibernético contra outros aeroportos europeus no fim de semana.
“O que vimos na noite passada foi o ataque mais grave contra uma infraestrutura crítica dinamarquesa até o momento”, disse, em comunicado.
“Isto se enquadra na tendência que observamos recentemente com outros ataques de drones,
Trump promete defender Polônia e Bálticos após invasão de caças russos Reino Unido lança portal na dark web para recrutar espiões contra Rússia ‘Putin está testando o Ocidente’, diz chefe da UE sobre caças russos na Estônia
Mais de 20 mil afetados
Os drones sobrevoaram em diferentes direções por mais de três horas na capital dinamarquesa. Um grande dispositivo policial precisou ser mobilizado.
A presença dos drones também provocou o fechamento do aeroporto de Oslo, na Noruega, por várias horas.
Os agentes não interceptaram os drones por motivos de segurança. “Se tivessem caído, há aviões com pessoas, combustível e também residências do lado do aeroporto”, afirmou o inspetor Jens Jespersen, da polícia de Copenhague.
Mais de 20 mil passageiros foram afetados pelo fechamento em Copenhague, com 31 voos desviados e mais de 100 cancelados. O terminal apresenta longas filas para tentar reagendar os voos. Já em Oslo, 14 aviões precisaram ser desviados.
*Com AFP