O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou a Otan e a União Europeia neste sábado (27) que “qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva”. A declaração durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma resposta às ameaças da Otan sobre uma possível reação a invasões de espaço aéreo que países europeus têm relatado por parte da Rússia.
Também na Assembleia Geral, Lavrov negou as acusações da onda de drones que têm sobrevoado aeroportos e bases militares de países da Otan: “A Rússia está sendo acusada de quase planejar um ataque à Aliança do Atlântico Norte e aos países da União Europeia. O presidente Putin tem repetidamente desmascarado essas provocações”, afirmou.
A tensão entre a Otan e a Rússia subiu nas últimas semanas após relatos de que drones russos invadiram o espaço aéreo da Polônia. Em meio a esse cenário, o ministro fez um ataque direto à aliança militar.
Ainda em seu discurso, Lavrov acusou a Otan e a União Europeia de estarem “diretamente envolvidas” em um conflito contra Moscou. “Outro exemplo claro é a crise na Ucrânia provocada pelo Ocidente, por meio da qual a Otan e a União Europeia já declararam uma guerra real ao meu país”, afirmou o ministro.