A Rússia está utilizando um jogo online para desenvolver tecnologias para produzir equipamentos militares. Tudo isso é feito recrutando crianças, segundo o Insider, site russo expulso do país após o início do conflito com a Ucrânia.
A criação de jogos e organização de competições tem sido financiadas pelo governo russo, a fim de atingir o público mais jovem: estudantes de ensino médio. A ideia é um esforço para aumentar a produção de drones com tecnologia de ponta no país, armamento imprescindível na guerra contra a Ucrânia.
O projeto foi lançado cinco meses após a invasão ao território ucraniano, em 2022. No jogo, os usuários devem ajudar ursos inteligentes a se defender de abelhas. Em uma das fases, os jogadores usam drones para proteger o ‘mel energético’, e em outra eles pilotam um drone de quatro hélices para entregar cargas.
Rússia e Ucrânia retomarão negociações de paz, afirma Zelensky Ataque da Rússia em cidades ucranianas destrói prédios e deixa dezenas feridos Rússia ‘não se importou’ com ameaça de Trump para cessar-fogo, diz ex-presidente
O jogo se tornou um sucesso entre os jovens e já atraiu diversos estudantes, principalmente pelos incentivos governamentais. Participar do projeto pode dar pontos extras no exame nacional unificado da Rússia, que é como se fosse o ENEM no Brasil.
Empresas parceiras do projeto ainda oferecem estágios e bolsas de estudos para os que participam do projeto. Os que tiverem melhor desempenho são recrutados por fabricantes de equipamentos militares.
O objetivo é transformar mais de 600 mil jogadores em desenvolvedores de drones. Vale lembrar que empregar crianças em instalações militares viola convenções internacionais.