Ouvindo...

Príncipe Harry faz visita surpresa à Ucrânia para apoiar militares feridos na guerra

A visita ao país do leste europeu ocorreu logo após o encontro de Harry com seu pai, o rei Charles III, no Reino Unido

Príncipe Harry apareceu sozinho na Inglaterra

O príncipe Harry fez uma visita surpresa à Ucrânia, nesta sexta-feira (12), após a sua viagem à Grã-Bretanha. Harry foi apoiar os soldados feridos na guerra com a Rússia, informou o jornal britânico The Guardian.

O príncipe chegou a Kiev durante a madrugada, em um trem noturno. Segundo o jornal, sua visita coincide com a da nova ministra britânica das Relações Exteriores, Yvette Cooper, que está em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo, na semana passada.

Ele deve se reunir também com a primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, e com quase 200 veteranos do país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022. As tensões no lado leste europeu e entre a Otan e a Rússia cresceram desde que o ataque russo à Polônia.

Leia mais: Após ataque na Polônia, Alemanha e França enviam tropas para perto da Rússia

Ainda segundo o jornal, Harry viajou à Ucrânia com uma equipe da sua fundação ‘Invictus Games’, criada para apoiar os militares feridos em combates.

“Não podemos parar a guerra, mas o que podemos fazer é todo o possível para ajudar no processo de recuperação”, declarou ele ao jornal The Guardian.

Harry, que completa 41 anos na segunda-feira (15), se encontrou esta semana pela primeira vez em quase dois anos com seu pai, o rei Charles III. Ele vive desde 2020 na Califórnia ao lado da esposa Meghan Markle e de seus filhos, após afastar-se da família real.

*Com AFP

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo