Milhares de alemães ocuparam as ruas do país, nesta segunda-feira (16), e participaram do do tradicional Carnaval de “Rosenmontag.” Os desfiles foram marcados pelas caricaturas de políticos como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o mandatário russo, Vladimir Putin.
Os foliões, vestidos com fantasias colorias, macharam principalemente pelas ruas de Düsseldorf, uma das maiores cidades da
Entre as esculturas, feitas de papel machê, estão as do caricaturista Jacques Tilly, que sofre um processo na Rússia por supostamente difundir informações falsas sobre o Exército russo. Ele será julgado à revelia em 26 de fevereiro, em Moscou. Em entrevista à Agence France-Presse, em dezembro do ano passado, Tilly classificou as acusações como “ridículas” e prometeu apresentar novas obras contra o líder russo.
“A cultura do debate pode ser polêmica, mas isso não é compreendido na Rússia de Putin”, afirmou o caricaturista.
Leia mais:
Conselho da Paz destinará U$5 bi para reconstrução de Gaza, diz Trump ‘Profundamente perturbador’, diz Obama sobre vídeo de Trump com teor racista Genética do vício: estudo pioneiro busca desvendar por que latino-americanos fumam
O presidente do Parlamento da Renânia do Norte-Westfália, André Kuper, declarou apoio ao artista e disse que “o processo penal iniciado na Rússia por difamação devido às suas caricaturas demonstra que apenas as democracias garantem a liberdade e o Estado de direito.”
No Carnaval de “Rosenmontag” deste ano, uma das obras exibidas é a de um Putin de uniforme militar cravando uma espada em um bobo da corte com a palavra “sátira” escrita no chapéu. Outra mostra o presidente russo pilotando um drone com as cores da Alternativa para a Alemanha, partido de extrema direita pró-Rússia que se tornou principal força de oposição do país.
Tilly também retrata o presidente estadunidense Trump boxeando um Jesus que veste uma camiseta com a inscrição “Amor e Humanidade.”
O chanceler alemão Friedrich Merz aparece montado sobre um esqueleto de dinossauro que simboliza a indústria automobilística alemã em crise, em referência a seus esforços para suspender a proibição de veículos novos não elétricos prevista para 2035 na Europa.
Carnaval de “Rosenmontag”
O “Karneval” (Carnaval) é uma celebração ligada ao catolicismo, sendo parte da cultura local alemã. O evento não é um feriado nacional, mas em cidades onde é celebrado, estabelecimentos e escolas não funcionam neste período.
O grande dia para o Karneval é o desfile de “Rosenmontag” (Segunda-feira de rosas), que é sempre marcado por carros alegóricos, fantasias, música e sátiras políticas.
Com informações da AFP.