Ouvindo...

Primeiro-ministro do Japão anuncia renúncia após derrota eleitoral

Shigeru Ishiba deixa o cargo em meio à pressão do partido Liberal Democrata

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou que irá renunciar ao cargo

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou neste domingo (7) que irá renunciar ao cargo, durante uma coletiva de imprensa.

Sua saída ocorre em meio à pressão do partido Liberal Democrata (PLD), que o responsabiliza pela derrota nas eleições do Senado em julho, após já ter perdido a maioria na Câmara dos Deputados no ano passado.

Segundo a imprensa local, a decisão foi tomada na noite de sábado (6), após reunião com o ex-primeiro-ministro Yoshihide Suga e o ministro da Agricultura, Shinjiro Koizumi, aliados próximos de Ishiba. O conselho teria sido para evitar uma cisão dentro do PLD.

Inicialmente, Ishiba, que assumiu o cargo em outubro de 2024, havia rejeitado a renúncia e ameaçado dissolver a Câmara dos Representantes e convocar eleições antecipadas antes do fim do mandato legislativo em 2027, provocando forte reação dentro do partido.

Até então, ele estava focado em concluir um acordo comercial com os Estados Unidos. “Com a assinatura do acordo e a assinatura do decreto presidencial pelo presidente Trump, superamos um obstáculo fundamental”, disse Ishiba, com voz emocionada.

“Gostaria de passar o bastão para a próxima geração”, finalizou o agora ex-primeiro-ministro japonês.

Shigeru Ishiba

Político veterano, Ishiba, de 68 anos, conquistou a presidência do PLD em sua quinta eleição, mas a coalizão governista que liderava perdeu a maioria em ambas as casas do Parlamento.

*Com agências

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas