O
Ele acrescentou que o
A mensagem do papa às Igrejas do hemisfério sul foi divulgada pelo Vaticano enquanto elas se reuniam paralelamente às negociações climáticas da ONU em Belém do Pará.
“Mas devemos ser honestos: não é o Acordo que está falhando, mas nossa resposta. O que está falhando é a vontade política de alguns”, declarou o papa.
Leão XIV descreveu na mensagem a região amazônica como um “símbolo vivo da criação com uma necessidade urgente de cuidado”.
“A criação clama em inundações, secas, tempestades e um calor implacável. Uma em cada três pessoas vive em grande vulnerabilidade devido a essas mudanças”, acrescentou.
COP 30 avança sem atingir meta de financiamento previsto COP 30 entra na fase final com foco em decisões políticas em Belém-PA Líder da ONU pede concessões para destravar negociações da COP 30
“Para elas, a mudança climática não é uma ameaça distante. Ignorar essas pessoas é negar nossa humanidade compartilhada. Ainda há tempo para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C, mas a janela está se fechando.”
As negociações climáticas da ONU entram em sua fase final esta semana, já que os países seguem divididos em torno de pontos-chave, enquanto ministros começaram a chegar na segunda-feira.
O histórico Acordo de Paris de 2015, do qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou pela segunda vez a retirada de seu país, busca manter o aquecimento global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e, se possível, a 1,5°C.
Desde que foi eleito em maio, o papa Leão XIV, nascido em Chicago e que viveu cerca de vinte anos como missionário no Peru, exorta os governos a tomar medidas corajosas diante da mudança climática.
Com informações de AFP