Ouvindo...

OMS alerta para risco global de epidemia da Chikungunya; Brasil lidera número de casos e mortes

A doença transmitida por mosquitos pode causar febre alta, dores articulares intensas e, em casos mais graves, levar à morte

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o risco de uma nova epidemia global da Chikungunya. O Brasil lidera número de casos e mortes.

A doença, causada por um vírus e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, pode causar febre alta, dores articulares e, em casos mais graves, levar à morte.

A médica da OMS, Diana Rojas Alvarez, durante uma coletiva de imprensa realizada em julho deste ano em Genebra, na Suíça, afirmou que a organização está “vendo a história se repetir”, em menção ao surto entre 2004 e 2005 que se espalhou mundialmente e infectou cerca de meio milhão de pessoas.

Na última semana, a China também emitiu um alerta, após mais de 7 mil casos serem registrados na província de Guangdong, somente no mês de julho.

O Brasil tem liderado em número de casos e mortes. Só em Minas Gerais já foram registrados mais de 12 mil casos e 4 mortes em 2025.

Apesar da baixa taxa de mortalidade, em torno de 1%, a OMS alerta que com o número de casos, essas mortes se tornam milhares.

“É essencial agir agora para evitar que o cenário se repita em escala ainda maior”, disse a Diana Rojas.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo