O
Segundo a NASA (Agência Espacial Norte-Americana), eclipses solares parciais ocorrem pelo menos duas vezes ao ano em diferentes regiões do planeta. Já os eclipses totais são mais raros: acontecem, em média, a cada 18 meses, mas dificilmente são visíveis duas vezes no mesmo local. A duração pode variar bastante, indo de poucos segundos até mais de sete minutos, dependendo da posição entre os corpos celestes.
Quando vai acontecer?
De acordo com a NASA, o maior eclipse do século terá duração de 6 minutos e 23 segundos e está previsto para ocorrer no dia 2 de agosto de 2027, sendo melhor visualizado em regiões do norte da África e do Oriente Médio. A cidade egípcia de Luxor está entre os locais com maior visibilidade da totalidade do evento, que deve atrair cientistas e observadores do mundo todo.
O
O eclipse mais longo da história
Esse fenômeno será visível em sua totalidade em países localizados ao norte da América do Sul, como Colômbia, Venezuela e Guiana. No Brasil, áreas próximas a essas fronteiras poderão acompanhar o eclipse de forma parcial.