A violência tem tomado conta da cidade de Ballymena, na Irlanda do Norte, desde segunda-feira (9), quando a população foi às ruas para protestar sobre uma suposta agressão sexual de uma adolescente no fim de semana.
A menina teria sido agredida na área de Clonavon Terrace por dois adolescentes romenos de 14 anos. Eles foram acusados de tentativa de estupro e foram ao Tribunal de Magistrados de Coleraine na segunda (9).
A princípio, segundo a imprensa local, as pessoas se reuniram para apoiar a família da menina. Porém, mais tarde, a manifestação se tornou violenta. Veja vídeos da manifestação no fim da matéria.
Vídeo: repórter é atingida por bala de borracha durante protestos em Los Angeles Protestos em frente ao Serviço de Imigração deixam ao menos 60 presos nos EUA Manifestantes queimam carros durante protesto contra o serviço de imigração em Los Angeles; veja vídeo
Várias casas de imigrantes de diferentes países foram atacadas por jovens mascarados, que foram vistos chutando portas e atirando mísseis nas janelas. Os moradores das casas disseram que moravam na região há décadas, mas não se sentiam mais seguros.
O Serviço Policial da Irlanda do Norte (PSNI, da sigla em inglês) afirmou que policiais foram atacados com bombas, fogos de artifício, alvenaria pesada e tijolos.
Quatro casas foram incendiadas e dois veículos policiais também foram danificados. Os ataques às propriedades estão sendo investigadas como ataque de ódio com motivação racial.
Veja o vídeo:
Manifestações violentas tomam conta da Irlanda do Norte após garota ser estuprada; vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) June 11, 2025
👇Clique e saiba maishttps://t.co/oZ9fU0fxHY
🎥Christopher Shaw via Storyful | Vídeos de resposta a emergências da Irlanda do Norte via Storyful pic.twitter.com/LDifYgzGOK