Ouvindo...

Vídeo: repórter é atingida por bala de borracha durante protestos em Los Angeles

Protestos contra a política anti-imigração do governo Donald Trump acontecem há três dias; jornalista publicou em suas redes sociais como estavam as ruas da cidade

Repórter australiana Lauren Tomasi foi atingida por uma bala de borracha durante protestos em Los Angeles.

Uma correspondente americana de um canal de notícias australiano foi atingida por uma bala de borracha enquanto cobria os protestos durante o terceiro dia em Los Angeles, nos Estados Unidos nesse domingo (8).

Os protestos acontecem há três dias, contra medidas do presidente Donald Trump para expulsar imigrantes ilegais. A tensão na cidade aumentou após a chegada de homens da Guarda Nacional enviados pelo presidente.

Imagens da transmissão da 9 News Australia mostram Lauren Tomasi gritando de dor e agarrando a perna durante uma reportagem ao vivo, após um policial apontar uma arma em sua direção e disparar.

No vídeo, é possível ver Lauren explicando como a polícia estava agindo. “Os policiais estão avançando a cavalo e disparando balas de borracha contra os manifestantes”, completou, “os levando ao coração de Los Angeles”.

A 9 News afirmou que ela “ficou dolorida, mas ilesa”. “Lauren Tomasi foi atingida por uma bala de borracha. Lauren e seu cinegrafista estão seguros e continuarão seu trabalho essencial cobrindo esses eventos”, afirmou o canal em um comunicado.

Antes de ser atingida, Lauren estava de costas para um cordão de policiais, quando um dos agentes apontou sua arma e disparou. “Você acertou uma repórter!”, diz alguém. “Você está bem?”, pergunta outro. Desesperada, Lauren responde que está bem e se afasta dos policiais.

“Este incidente serve como um lembrete claro dos perigos inerentes que jornalistas podem enfrentar ao cobrir protestos na linha de frente, ressaltando a importância de seu papel no fornecimento de informações vitais.”

Protestos em Los Angeles

Nesse domingo (8), homens encapuzados queimaram carros, sendo reprimidos por policiais com gás e balas de borracha. Pelo menos 27 pessoas foram presas, conforme o jornal Los Angeles Times.

Em sua rede social, Trump chamou as manifestações de “multidões violentas” que estão atacando agentes federais. “A ordem será restaurada e os ilegais serão expulsos”, completou ele. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou o uso dessas forças e disse que o presidente dos EUA comete abuso de poder. Ele é do partido Democrata, de oposição.

Lauren mostrou como os policiais estavam agindo em suas redes sociais nesse domingo (8).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.