Ouvindo...

Mais de 100 corpos são recuperados após deslizamento de terra no Sudão

As buscas continuam na área na esperança de encontrar possíveis sobreviventes

Esta imagem, disponibilizada pelo Movimento/Exército de Libertação do Sudão (SLM), em 1º de setembro de 2025, mostra pessoas inspecionando os escombros após um deslizamento de terra ter devastado a vila de Tarasin, na região de Jebel Marra, no Sudão. Um enorme deslizamento de terra na região de Darfur, no oeste do Sudão, arrasou uma vila inteira nas montanhas e matou mais de 1.000 pessoas, informou o grupo Movimento/Exército de Libertação do Sudão (SLM), deixando apenas um sobrevivente.

Cerca de 100 corpos de vítimas do deslizamento de terra que atingiu o Sudão foram recuperados durante trabalhos de busca, informou nesta quarta-feira (3) o grupo armado que controla a área.

O desastre ocorreu no domingo (31) após vários dias de chuvas intensas em Tarasin, na região de Darfur. Mais de mil pessoas morreram, segundo o grupo rebelde Movimento de Libertação do Sudão (MLS).

“De acordo com a informação que recebemos até ontem, foram recuperados 100 corpos”, afirmou à AFP Mohamed Abdelrahman Al Nair, porta-voz oficial do MLS.

Leia também

As buscas continuam na área na esperança de encontrar possíveis sobreviventes. Segundo Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, é difícil avaliar os danos e número de vítimas, já que o acesso à área é complicado.

O MLS, após informar o número de mortes, pediu ajuda à ONU e a outras organizações humanitárias.

A área onde o deslizamento ocorreu fica a sudoeste da cidade de Al-Fashir, capital de Darfur do Norte, que é palco de uma guerra das Forças de Apoio Rápido (FAR) contra o Exército.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.