Crianças com mais de cinco anos terão aulas de segurança com armas no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Esse será o primeiro caso desse tipo nos Estados Unidos.
O projeto de lei que prevê esses cursos, que serão ministrados em escolas públicas a partir do início do novo ano letivo, foi aprovado em 2024, segundo a Agence France Presse (AFP).
Segundo as diretrizes do Departamento Estadual de Edcação, alunos de cinco a oito anos deverão ser capazes de distinguir entre uma arma falsa e uma real, além de aprender a ‘demonstrar uma atitude responsável em relação às armas de fogo’. Eles deverão, também, aprender a identificar partes da arma, como o gatilho, por exemplo.
O curso será anual e obrigatório até a conclusão do Ensino Médio.
Apoiadores do projeto afirmam que essa é uma forma de resposta aos tiroteios nas escolas, que são frequentes nos Estados Unidos.
Papa Leão XIV denuncia ‘pandemia de armas’ e pede cessar-fogo imediato Criança de 2 anos mata mãe acidentalmente com arma do pai em MS Vídeo: veja o momento em que a criança atira acidentalmente e mata a mãe com a arma do pai
O Tennessee é o primeiro estado a aprovar uma lei que determina aulas de segurança no uso de armas para crianças, mas Utah e Arkansas também adotaram legislações semelhantes recentemente.
As diretrizes, porém, não detalham como os educadores devem ensinar o material, nem quanto tempo o curso deve durar. Eles dizem apenas que os instrutores não devem usar ‘munições reais, disparos reais ou armas reais’ e devem ser ‘neutros em relação ao seu ponto de vista sobre temas políticos’.
Polícia e especialistas em saúde pública podem ser convidados para ajudar nas aulas.
Vale lembrar que as armas são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes nos EUA. As taxas de mortes por violência com armas do país são as maiores entre os países desenvolvidos.