Ouvindo...

Crianças a partir de cinco anos terão aulas de segurança com armas nos EUA

Legislação sobre o fato foi aprovada no estado do Tennesse e deve ser implementada no início do próximo ano letivo

arma

Crianças com mais de cinco anos terão aulas de segurança com armas no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Esse será o primeiro caso desse tipo nos Estados Unidos.

O projeto de lei que prevê esses cursos, que serão ministrados em escolas públicas a partir do início do novo ano letivo, foi aprovado em 2024, segundo a Agence France Presse (AFP).

Segundo as diretrizes do Departamento Estadual de Edcação, alunos de cinco a oito anos deverão ser capazes de distinguir entre uma arma falsa e uma real, além de aprender a ‘demonstrar uma atitude responsável em relação às armas de fogo’. Eles deverão, também, aprender a identificar partes da arma, como o gatilho, por exemplo.

O curso será anual e obrigatório até a conclusão do Ensino Médio.

Apoiadores do projeto afirmam que essa é uma forma de resposta aos tiroteios nas escolas, que são frequentes nos Estados Unidos.

Leia também

O Tennessee é o primeiro estado a aprovar uma lei que determina aulas de segurança no uso de armas para crianças, mas Utah e Arkansas também adotaram legislações semelhantes recentemente.

As diretrizes, porém, não detalham como os educadores devem ensinar o material, nem quanto tempo o curso deve durar. Eles dizem apenas que os instrutores não devem usar ‘munições reais, disparos reais ou armas reais’ e devem ser ‘neutros em relação ao seu ponto de vista sobre temas políticos’.

Polícia e especialistas em saúde pública podem ser convidados para ajudar nas aulas.

Vale lembrar que as armas são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes nos EUA. As taxas de mortes por violência com armas do país são as maiores entre os países desenvolvidos.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.