‘Maior tempestade em 300 anos’ deixa 19 mortos na Tailândia

As principais causas das mortes foram eletrocussão e acidentes relacionados a enchentes

Esta foto aérea, tirada em 25 de novembro de 2025, mostra veículos estacionados em uma estrada elevada para protegê-los das águas da enchente em Hat Yai, na província de Songkhla, no sul da Tailândia, após graves inundações afetarem milhares de pessoas no sul do país depois de dias de fortes chuvas.

O sul da Tailândia foi atingido por uma tempestade considerada "única em 300 anos” e registrou inundações de mais de dois metros de altura. Em uma cidade, a ala de maternidade com 30 recém-nascidos foi isolada devido à enchente.

Ao menos 19 pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde Pública. As principais causas foram eletrocussão e acidentes relacionados a enchentes.

A cidade de Hat Yai registrou a maior intensidade de chuva. O município é um importante centro de transporte e comércio.

Leia também

O Departamento Real de Irrigação do país classificou o temporal como “a maior precipitação em 300 anos”. Até segunda-feira (24), nove províncias do Sul da Tailândia ainda estavam inundadas e mais de 127 mil casas foram afetadas.

Em algumas regiões, o volume de chuva alcançou quase 400 milímetros. As águas atingiram até 2,5 metros de profundidade em Hat Yai, deixando ruas completamente submersas e casas parcialmente cobertas.

O hospital de Hat Yai registrou falta de fornecimento de água e energia. As enchentes isolaram o hospital, e 30 recém-nascidos na área infantil estão sem a presença dos pais.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...