Governo Trump pode impor novas sanções à Venezuela; entenda

As sanções são medidas adotadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA como instrumento de política externa e segurança nacional

Venezuela

O governo dos Estados Unidos já aplicou várias sanções individuais à Venezuela e, agora, com a designação do Cartel de los Soles como Organização Terrorista Estrangeira, elas podem ser ampliadas.

As sanções, segundo a CNN, são medidas adotadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA como instrumento de política externa e segurança nacional.

Já o governo venezuelano rejeitou as decisões e as classificou como chantagem. No caso do Cartel de los Soles, Caracas afirma que se trata de uma ‘invenção’ das autoridades americanas e acusa Washington de tentar mudar o regime do país sul-americano.

Leia também

Quais sanções já foram aplicadas?

De modo geral, os EUA costumam aplicar sanções relacionadas à importação, exportação, financiamento ou transações. Países como Cuba, Coreia do Norte e Irã foram sancionados pelos americanos.

A Venezuela recebeu sanções em setores específicos, além de indivíduos e empresas. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi sancionado em 2017 e, posteriormente, sua esposa também.

O setor energético do país também recebeu sanções dos Estados Unidos. Bancos norte-americanos foram proibidos de comprar títulos emitidos pelo governo venezuelano e sua estatal petrolífera. As transações de títulos já existentes foram restringidas.

Em 2023, algumas sanções ao petróleo venezuelano foram suspensas, mas logo foram restabelecidas. Já neste ano de 2025, ele ameaçou impor tarifas de 25% a qualquer país que comprasse petróleo do país sul-americano.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...