Ouvindo...

Israel distribui panfletos ordenando que moradores deixem Gaza

A ordem de saída do local causou pânico e confusão entre moradores do maior centro urbano da Faixa de Gaza

Um homem segura um dos panfletos lançados pelo exército israelense na Cidade de Gaza, pedindo evacuação para o sul, para al-Mawasi, em 9 de setembro de 2025.

Israel distribuiu panfletos nesta terça-feira (9) ordenando que palestinos deixassem a Faixa de Gaza, após o governo dizer que estava prestes a destruir a área em um bombardeio para ‘acabar’ com o Hamas, segundo a agência de notícias Reuters.

Os moradores de Gaza esperam o ataque há semanas, desde que o governo israelense anunciou um plano para eliminar o Hamas.

“Eu digo aos moradores de Gaza: aproveitem esta oportunidade e me ouçam com atenção: vocês foram avisados - saiam daí!”, disse o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Os panfletos foram entregues aos moradores que vivem em meio aos escombros de Gaza, alvo de diversos bombardeios nos últimos dias.

A ordem de saída do local causou pânico e confusão entre moradores do maior centro urbano da Faixa de Gaza. Eles dizem que não há lugar seguro para fugir e há risco de crise humanitária.

“Apesar do bombardeio na semana passada, resisti em partir, mas agora irei ficar com minha filha”, disse Um Mohammad, de 55 anos, mãe de seis filhos.

Autoridades de saúde em Gaza disseram que retirariam pacientes dos principais hospitais operacionais de Gaza: Al-Shifa e Al-Ahli.

Leia também

Netanyahu ordenou saída

Nesta segunda-feira (8), Benjamin Netanyahu, premiê israelense, ordenou que os moradores deixassem Gaza imediatamente, logo após o atentado realizado em Jerusalém Leste, território anexado por Israel.

“Em dois dias, derrubamos 50 torres terroristas, e este é só o início da intensificação das manobras terrestres na Cidade de Gaza. Digo aos moradores: vocês foram advertidos, saiam agora!”, declarou Netanyahu.

O exército israelense intensificou a ofensiva nesta segunda. Segundo o premiê, que vem sofrendo forte pressão para encerrar o conflito em Gaza e libertar os reféns, os ataques recentes foram apenas o início da ofensiva.

“Tudo isso é apenas um prelúdio, o início da operação principal que está se intensificando: a manobra terrestre de nossas forças, que atualmente estão se organizando e se reunindo para entrar na Cidade de Gaza”, acrescentou.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.