Ouvindo...

Guerra em Gaza chega ao fim dias após aniversário de dois anos de seu início

Conflito que deixou mais de 65 mil mortos completou dois anos na última terça-feira (7)

Faixa de Gaza ficou destruída

A guerra entre Israel e Hamas, que devastou a Faixa de Gaza, chegou ao fim nesta quinta-feira (9), anunciou Khalil al-Hayya, negociador-chefe do grupo palestino Hamas. O fim do conflito ocorre dois dias após o aniversário de dois anos do início dele.

Em um comunicado televisionado, Khalil al-Hayya disse recebeu garantias dos mediadores e da administração dos Estados Unidos de que a guerra em Gaza foi finalizada.

“Hoje anunciamos que o acordo foi alcançado para encerrar a guerra e a agressão contra nosso povo e começar a implementar um cessar-fogo permanente e a retirada das forças de ocupação”, afirmou.

Al-Hayya disse, ainda, que 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua em prisões israelenses serão libertos como parte do acordo, assim como 1.700 palestinos em Gaza e todas as crianças e mulheres detidas por Israel.

Enquanto o Hamas fazia o anúncio, a cúpula israelense estava reunida para ratificar o acordo firmado nesta quarta-feira (8). Nem o primeiro-ministro de Israel, nem o presidente Donald Trump se pronunciaram até o momento.

Leia também

Aniversário de dois anos

Nessa terça-feira (7), completaram-se dois anos do ataque surpresa do Hamas a Israel, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

Naquele dia, no final do feriado judaico de Sucot, militantes do Hamas lançaram o ataque surpresa ao território israelense, matando 1.219 pessoas, a maioria deles civis. Esse foi o dia mais mortal da história de Israel.

Integrantes do Hamas cruzaram a fronteira entre Gaza e Israel, invadiram comunidades do sul e dispararam tiros, granadas e foguetes contra um festival de música no deserto. O grupo fez 251 reféns, dos quais 47 ainda estão em cativeiro, sendo 25 desses já mortos, segundo o exército de Israel.

A guerra deixou ao menos 67.160 mortos, segundo o Ministério da Saúde do governo liderado pelo Hamas. A maioria são civis.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.