A guerra entre Israel e Hamas, que devastou a Faixa de Gaza,
Em um comunicado televisionado, Khalil al-Hayya disse recebeu garantias dos mediadores e da administração dos Estados Unidos de que a guerra em Gaza foi finalizada.
“Hoje anunciamos que o acordo foi alcançado para encerrar a guerra e a agressão contra nosso povo e começar a implementar um cessar-fogo permanente e a retirada das forças de ocupação”, afirmou.
Al-Hayya disse, ainda, que 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua em prisões israelenses serão libertos como parte do acordo, assim como 1.700 palestinos em Gaza e todas as crianças e mulheres detidas por Israel.
Enquanto o Hamas fazia o anúncio, a cúpula israelense estava reunida para ratificar o acordo firmado nesta quarta-feira (8). Nem o primeiro-ministro de Israel, nem o presidente Donald Trump se pronunciaram até o momento.
Exército de Israel se prepara para retirar tropas de Gaza; país deve ratificar acordo Reféns da guerra em Gaza devem ser liberados na segunda-feira (13), diz Trump
Aniversário de dois anos
Nessa terça-feira (7),
Naquele dia, no final do feriado judaico de Sucot, militantes do Hamas lançaram o
A guerra deixou ao menos 67.160 mortos, segundo o Ministério da Saúde do governo liderado pelo Hamas. A maioria são civis.