Ouvindo...

Israel x Hamas: brasileira brinca de ‘corrida até abrigo antiaéreo’ para distrair filhos

Jornalista que vive em Tel Aviv tenta aliviar tensão do momento e fala sobre ‘rede de solidariedade’ formada entre vizinhos; guerra já matou mais de 900 pessoas

Tel Aviv é uma das principais cidades de Israel

Uma jornalista brasileira que vive em Tel Aviv, uma das principais cidades de Israel, contou à Itatiaia que tem usado brinquedos como um meio de distrair os filhos sobre os ataques sofridos do Hamas no território israelense. A guerra já deixou mais de 900 mortos, além de milhares de feridos e desaparecidos.

Carolina Rizzo mora em Tel Aviv junto com o marido e os dois filhos, de 3 anos e meio e de um ano e meio. A jornalista relata o terror vivido pela família na cidade e afirma que acompanha o noticiário “freneticamente” em busca de notícias sobre o conflito. Para distrair os dois filhos pequenos, ela tem usado brinquedos e “brincadeiras”, como um meio de ressignificar a situação.

“Brasileiro não tá acostumado a ouvir sirene anti míssil, é sempre assustador quando toca. Ontem mesmo foram oito vezes que a gente teve que sair correndo com as crianças para o abrigo anti-bombas. Eu até brinco com o meu filho mais velho que é só uma brincadeira, que ‘quem chegar primeiro ganha’. Enchi lá de brinquedos para poder tentar distrair um pouquinho da tensão, do momento difícil.”

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

O prédio em que Carolina mora possui um bunker (abrigo antiaéreo) e contratou seguranças armados para vigiar o local. Desde o primeiro ataque, ela e a família têm ficado em casa, saindo apenas para fazer compras do outro lado da rua. Os únicos que saíram do prédio são aqueles convocados para lutar na guerra. Apesar da tensão, Carolina fala que a solidariedade está presente entre os vizinhos.

“Tem vários grupos de mães que eu participo e tem gente se oferecendo para ser babá para os pais que foram convocados para a guerra e não tem onde deixarem os filhos. Estamos junto roupas para doar, oferecendo abrigo para quem fugiu do Sul. O espírito de solidariedade é muito grande, todo mundo querendo se ajudar e o momento é para isso. Tentar cuidar do outro e se proteger”.

Leia mais sobre o conflito Israel x Hamas

Guerra entre Israel e Hamas

O grupo palestino Hamas assumiu a autoria dos ataques que deixam centenas de mortos em Israel e na Faixa de Gaza neste sábado (7). Infiltrados da organização islâmica, que é considerada terrorista, promoveram um ataque surpresa com foguetes no Sul do país. Em reação, o governo israelense declarou guerra e atacou o lado palestino. Veja o que se sabe sobre o conflito.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.