Pelo menos três brasileiros estão desaparecidos em Israel após ataques de integrantes do Hamas. As informações foram confirmadas pelo Itamaraty à CNN. Neste domingo (8), a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou operação de repatriação de brasileiros que estão no país. Para isso, um avião KC-30 - com capacidade para 230 passageiros - sairá de Natal, no Rio Grande Norte, para a Itália. Lá, ele aguardará os próximos passos para transportar brasileiros do país.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, explicou ainda que a primeira decolagem será na segunda-feira (9) ou na terça (10). Isso dependerá, segundo ele, da montagem da lista de passageiros que desejam voltar para o Brasil.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Conforme o governo, seis aeronaves estão prontas e podem ser usadas na operação. São elas: dois aviões KC-30 (capacidade de 230 passageiros); dois KC-390 (capacidade de até 80 passageiros); e dois VC-2. Estes últimos têm capacidade de 38 passageiros e foram cedidos pela Presidência da República.
Médicos e psicólogos também estarão na aeronave para apoio aos brasileiros que fogem do conflito. “As coordenações estão sendo feitas para que nós possamos trazer todos os nossos brasileiros que estão na região, aqueles que, logicamente, desejarem. Importante dizer que vários já estão se colocando em aeronaves comerciais, buscando a saída para uma remoção para países mais próximos”, pontuou Damasceno.
Leia também:
Parentes de sequestrados em rave em Gaza relatam mensagens de desespero: ‘estou sangrando’ Mineiros em Israel relatam momentos de tensão: ‘mandaram a gente sair correndo’ Hamas admite trocar reféns israelenses por terroristas palestinos presos
O Ministério das Relações Exteriores alegou no sábado estar em contato com ao menos 90 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza ou em cidades de Israel que estão na zona de conflito. O Itamaraty estima que 14 mil brasileiros moram em Israel e seis mil na Palestina. Porém, a maior parte deles, não estão na área dos conflitos. Não há registros de brasileiros mortos no ataque.
A reunião realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, neste domingo, contou com a presença, além de Damasceno, com da secretária-executiva do ministério, Maria Laura da Rocha, o ministro da Defesa, José Múcio, e o assessor especial da Presidência da República e ex-chanceler Celso Amorim.
Os brasileiros em situação de emergência no país podem entrar em contato com três números de WhatsApp. São eles: escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510; embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858; e plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610.