Ouvindo...

Governo Trump envia carta ao RJ lamentando morte de policiais: ‘Profundo pesar’

O documento é assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Policias mortos durante operação mais letal do Rio de Janeiro: Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Rodrigo Velloso Cabral, PM Heber Carvalho da Fonseca, PM RG, Cleiton Serafim Gonçalves.

O governo dos Estados Unidos enviou, nessa terça-feira (4), uma carta ao Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, uma carta lamentando as mortes dos quatro policiais na operação que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha na semana passada.

O documento é assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Ele também colocou o governo americano à disposição para qualquer apoio.

“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, diz o documento. Na ação, dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois policiais civis morreram.

Leia também

"É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, diz.

Deflagrada na última terça, a operação Contenção mirou líderes do Comando Vermelho que atuam nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio. Dos 121 mortos, quatro eram policiais. Os demais 117 estariam envolvidos com o crime organizado, segundo a polícia.

A ofensiva foi realizada para cumprir 100 mandados de prisão (incluindo 30 expedido pela Justiça do Pará). Um dos alvos principais, Edgar Alves de Andrade (conhecido como Doca ou Urso), e apontado como uma das principais lideranças da facção fora da cadeia, conseguiu escapar e encontra-se foragido.

*Com Estadão Conteúdo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.