Ouvindo...

Operação no Rio x metanol: qual foi o mais pesquisado no Google no último mês?

Assuntos tomaram conta do noticiário nacional desde o início do registros dos casos de intoxicação

O termo “metanol” registrou mais buscas no google desde o surgimento de casos no que a operação policial no Rio de Janeiro

O registros de casos de intoxicação por metanol, que começaram em São Paulo e a mega operação da polícia em favelas do Rio de Janeiro dominaram os canais de notícia, portais e redes sociais no último mês.

As pesquisas dos termos no Google também seguiram a mesma tendência e cresceram consideravelmente desde o dia 27 de setembro (quando o termo metanol começou a ganhar destaque).

Para entender o impacto das buscas, a Itatiaia analisou as buscas pro “metanol” e por “operação no Rio” no período em que os assuntos estiveram em alta. Com os dados, é possível identificar como o público se comportou em relação às notícias dos fatos.

Dados analisados entre os dias 27 de setembro e 4 de novembro

Comparação de buscas por “Metanol” e “Operação Rio” no Google

No contexto dos números, é importante considerar que os termos diretamente relacionados com a intoxicação por metanol tiveram alcance mais amplo. É que, além do estado de São Paulo, foram registrados, até esta quarta-feira (5), casos confirmados em Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A preocupação com as intoxicações e consequentemente com o consumo de bebidas alcoólicas no país também se conecta com outras pesquisas que podem ampliar a busca pelo termo ''metanol’’ no Google. A presença da substância traz consequências para setores da economia formal, do entretenimento, de culturas regionais e está diretamente ligada ao dia a dia do brasileiro.

Com o gráfico, ainda é possível avaliar que o maior volume de buscas do tema esteve concentrado entre os dias 1º e 5 de outubro. No dia 1º, inclusive, a preocupação cresceu e se nacionalizou de tal ponto que uma sala de situação foi instalada pelo Ministério da Saúde para monitorar os casos e as investigações.

Já as pesquisas por termos relacionados à operação mais letal da história do Rio de Janeiro, tem um aspecto de buscas mais específicas. O assunto, inegavelmente, é de interesse da sociedade nacional, principalmente com a preocupação geral com a proliferação da violência relacionada ao crime organizado pelo país. No entanto, reflete uma situação com mais desdobramentos locais em comparação com as buscas pela termo “metanol”.

Ao avaliar os estados onde os termos são mais buscados, São Paulo aparece na frente para “metanol”, com destaque para cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde se concentram grande parte das investigações sobre a origem das contaminações. Na sequência, aparecem os estados de Pernambuco e do Paraná, que também registram casos confirmados de intoxicação.

Pesquisas pelo termo “Metanol” no Google entre 27 de setembro e 4 de novembro

As buscas pelo termo “Operação Rio”, se concentram majoritariamente no estado carioca. Em seguida, aparece o estado vizinho do Espírito Santos e em terceiro o estado do Amazonas. Mesmo com índices proporcionais maiores, esses três estados ainda concentram mais buscas com o termo “metanol”.

O Rio tem proporcionalmente mais pesquisas para a operação em relação aos outros estados

Por fim, podemos analisar as principais palavras chaves relacionadas ao termos principais nas buscas do Google.

Para o termo “metanol”, o destaque vai para as relacionadas: “o que é metanol”, “metanol bebidas”, “que que é metanol”.

Buscas relacionadas ao termo “metanol” no Google

Para o termo “operação rio”, as principais buscas relacionadas são: “operação rio de janeiro”, “rio de janeiro” e “operação no rio”.

Termos relacionados com a “Operação Rio” mais buscados no Google

Leia também

Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é Coordenador de Jornalismo Digital da Itatiaia