Ouvindo...

Tufão Kalmaegi deixa mais de 100 mortos e causa destruição nas Filipinas

Província de Cebu foi a mais afetada após as piores enchentes em décadas; dezenas de pessoas seguem desaparecidas

A resident walks along damaged houses in the aftermath of Typhoon Kalmaegi in Talisay, in the province of Cebu on November 5, 2025. (Photo by Jam STA ROSA / AFP)

O número de mortos após a passagem do tufão Kalmaegi nas Filipinas ultrapassou 100 nesta quarta-feira (5). A província de Cebu foi a mais atingida pelas fortes chuvas e enchentes. Autoridades classificaram o desastre como o pior da região em décadas.

De acordo com o porta-voz de Cebu, Rhon Ramos, 35 corpos foram encontrados nas áreas inundadas de Liloan, elevando para 76 o total de vítimasa. Na ilha vizinha de Negros, ao menos 12 pessoas morreram e outras 12 estão desaparecidas, depois que deslizamentos de lama vulcânica soteraram casas na cidade de Canlaon.

Filipinas: três pessoas morrem e 400 mil ficam desabrigadas após tempestade

O tufão provocou inundações severas, arrastando carros, casas e até contêineres de carga. Em 24 horas, a região de Cebu recebeu 183 milímetros de chuva, valor muito acima da média mensal de 131 milímetros.

Cientistas alertam que fenômenos como esse têm se tornado mais intensos devido às mudanças climáticas, já que oceanos e atmosferas mais quentes aumentam a força dos tufões e o volume das chuvas.

Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.