Nas últimas semanas, diversos países europeus viram
Em entrevista à Itatiaia, a professora do curso de Relações Internacionais da Una Andrea Resende explicou que a incursão frequente de drones é uma situação preocupante e pode provocar acidentes aéreos, mesmo que de forma não intencional. A pesquisadora também detalhou que os incidentes podem ter uma estratégia por trás.
“Estas áreas são escolhidas justamente para testar a capacidade dos países europeus em identificar a aproximação de drones e a capacidade destes países em neutralizar os mesmos”, reforçou Andrea Resende. De acordo com a pesquisadora, as incursões são planejadas para identificar as capacidades de monitoramento e defesa do espaço aéreo.
É aí que a Rússia entra como principal suspeita. Não é a primeira vez que o país envia drones militares para testar a capacidade dos países europeus e, em meio à tensão crescente no Leste Europeu, em razão da
“É como se a Rússia estivesse enviando um recado sobre suas capacidades militares e sobre as incapacidades dos países europeus em se defenderem de um potencial ataque. Um recado que reflete justamente no envolvimento dos países europeus no conflito na Ucrânia”, lembrou Andrea Resende.
Tensão crescente
A última semana começou com os pousos e docelagens do Aeroporto de Oslo, na Noruega, sendo
Nas últimas semanas, a presença de drones afetou terminais em toda a Europa. Além da Noruega, Dinamarca e Alemanha também registraram interrupções de voo neste mês. Para a professora do curso de Relações Internacionais da Una Andrea Resende a Rússia não deve parar de “testar os europeus tão cedo”.
“A Rússia faz isso tanto para indicar suas capacidades militares, quanto para se defender preventivamente de qualquer medida política ou militar que os países europeus possam tomar contra a Rússia”, afirmou Andrea Resende.
De acordo com a pesquisadora, a relação dos países europeus com a Rússia sempre foi complicada e de muita desconfiança em ambos os lados. “E ambos os lados têm motivos para desconfiar das ações do outro”, reforçou.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)