Ouvindo...

Colômbia faz apelo aos EUA para que parem com ataques contra barcos

Nos últimos dois dias, os Estados Unidos atacaram duas embarcações de supostos narcotraficantes no Pacífico

EUA divulgaram vídeos dos ataques aos barcos de supostos narcotraficantes

O governo da Colômbia pediu à Casa Branca que os ataques a embarcações no Pacífico e no Caribe sejam cessados. O pedido foi na noite dessa quarta-feira (22), segundo um comunicado.

“A Colômbia faz um apelo ao governo dos Estados Unidos para que cesse esses ataques e o insta a respeitar as normas ditadas pelo direito internacional”, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores colombiano.

Nos últimos dois dias, os Estados Unidos atacaram duas embarcações de supostos narcotraficantes no Pacífico, matando cinco pessoas no total.

Envolvido em fortes tensões com Donald Trump, o governo de Gustavo Petro “rejeita a destruição de uma embarcação supostamente relacionada ao narcotráfico no Oceano Pacífico por parte dos Estados Unidos”, segundo o comunicado.

Na quarta-feira (22), os dois presidentes trocaram ameaças acaloradas por esses episódios. Trump disse que Petro era um “criminoso” e um “narcotraficante” que está levando os EUA à ruína. Já o colombiano disse que se defenderá “legalmente” com advogados americanos.

Leia também

Operações militares

Os EUA, a mando de Trump, têm realizado operações militares em águas internacionais no Caribe contra supostos barcos de narcoterroristas.

As forças militares dos EUA realizaram ataque contra uma lancha suspeita de narcotráfico e contra um barco de narcotraficantes no Oceano Pacífico na terça-feira (21) e na quarta-feira (22), causando a morte de cinco pessoas.

A campanha militar contra o narcotráfico começou no dia 2 de setembro e já deixou 34 mortos em oito ataques. A maioria deles foi realizada no Caribe.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.