Ouvindo...

EUA matam dois supostos narcotraficantes em 1º ataque perto da América do Sul; veja

Governo dos Estados Unidos, sob a gestão Donald Trump, justificou as ofensivas ao declarar os cartéis de drogas como organizações terroristas

Forças Armadas dos Estados Unidos bombardearam um barco que navegava no Oceano Pacífico, em uma área próxima à costa da América do Sul

As forças militares dos Estados Unidos realizaram um ataque contra uma lancha suspeita de narcotráfico em águas internacionais do Oceano Pacífico, resultando na morte de duas pessoas. Esse foi o primeiro ataque do governo de Donald Trump próximo à América do Sul.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, em publicação no X (antigo Twitter). De acordo com Hegseth, os dois ocupantes da embarcação foram classificados como “narcoterroristas”. Nenhum militar norte-americano ficou ferido durante a operação, que ocorreu na terça-feira (21).

A campanha militar lançada por Washington começou em 2 de setembro e tem como alvo embarcações suspeitas de ligação com o tráfico internacional de drogas. Até o momento, foram contabilizados oito ataques, com 34 mortos, a maioria no Caribe.

Leia também

O chefe do Pentágono divulgou ainda um vídeo colorido mostrando uma lancha em alta velocidade sendo destruída em alto-mar.

O governo dos Estados Unidos, sob a gestão Donald Trump, justificou as ofensivas ao declarar os cartéis de drogas como organizações terroristas, o que, segundo Washington, permitiria ações militares contra esses grupos.

Governos de países da região, como Venezuela e Colômbia, criticaram a ofensiva e contestam a legalidade dos ataques, alegando que os Estados Unidos não apresentam provas de que as lanchas destruídas transportavam drogas ou representavam ameaça às forças navais americanas.

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.