OpenAI e Disney assinam acordo para uso de personagens na plataforma de IA Sora

Mais de 200 personagens icônicos da Disney poderão ser inseridos em vídeos curtos por usuários a partir da inteligência artificial

Mais de 200 personagens icônicos da Disney poderão ser inseridos em vídeos curtos por usuários a partir da inteligência artificial

A Walt Disney e a OpenAI assinaram um acordo de licenciamento de três anos que permitirá aos usuários a criação de vídeos curtos com mais de 200 personagens icônicos da Disney por meio da inteligência artificial (IA). A parceria foi anunciada nesta quinta-feira (11) em comunicado conjunto.

O acordo inclui o investimento de 1 bilhão de dólares (R$ 5,4 bilhões) da Disney na OpenAI, além da opção de adquirir ações adicionais da empresa criadora do ChatGPT. Conforme o anúncio, os fãs poderão produzir e compartilhar conteúdo gerado por IA com personagens das franquias Disney, Marvel, Pixar e Star Wars.

Leia também

A parceria vale para a plataforma de criação de vídeos da Open AI, Sora, e no ChatGPT. Já entre os personagens disponíveis estarão: Mickey Mouse, Minnie Mouse, Elsa de “Frozen” e heróis da Marvel como Homem de Ferro e Capitão América, bem como ícones de “Guerra nas Estrelas”, como Darth Vader e Mestre Yoda.

O diretor-geral da Disney, Bob Iger, celebrou a parceria e declarou que o rápido desenvolvimento da IA "é um momento importante para nossa indústria.” Para o CEO da empresa de inteligência artificial, Sam Altman, o pacto “mostra como as empresas de IA e os líderes criativos podem trabalhar juntos de maneira responsável”.

Ainda conforme o diretor-geral da Disney, o acordo com a OpenAI fornecerá ao grupo “oportunidades mais amplas através da IA generativa”, acrescentou, “respeitando e protegendo ao mesmo tempo os criadores e seu trabalho”.

O acordo exclui as vozes dos atores e a semelhança física com eles. As empresas enfatizaram o compromisso com o uso responsável da IA. Além disso, a OpenAI se comprometeu a aplicar políticas e controles apropriados para cada faixa etária com objetivo de evitar a geração de conteúdo ilegal ou nocivo e proteger os direitos autorais.

Com AFP

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...