Os “arquitetos da Inteligência Artificial” foram eleitos pela revista Time como “Personalidade do Ano” nesta quinta-feira (11). Eles receberam o reconhecimento pelo trabalho no desenvolvimento da tecnologia que “transformou a humanidade”.
Empresários como Elon Musk, da xAI, Jensen Huang, da Nvidia, Mark Zuckerberg, da Meta, e Sam Altman, da OpenAI, estão na capa e “assumiram o controle da história, desenvolvendo tecnologia e tomando decisões que estão remodelando o cenário da informação, o clima e nossos meios de subsistência”, segundo a revista.
“Eles reformularam políticas governamentais, alteraram rivalidades geopolíticas e trouxeram robôs para dentro de casa. A IA emergiu, sem dúvida, como a ferramenta mais relevante na competição entre grandes potências desde o advento das armas nucleares”, acrescentou a Time.
2025 was the year when artificial intelligence’s full potential roared into view, and when it became clear that there will be no turning back.
— TIME (@TIME) December 11, 2025
For delivering the age of thinking machines, for wowing and worrying humanity, for transforming the present and transcending the… pic.twitter.com/mEIKRiZfLo
Além dos citados acima, quatro outros empresários do ramo da tecnologia aparecem em uma das capas da Time, numa ilustração que recria uma foto emblemática de operários da construção fazendo uma pausa no topo de um arranha-céu em Nova York, em 1932.
Os empresários da imagem são Mark Zuckerberg, Elon Musk, Jensen Huang, Sam Altman, Lisa Su, da empresa de semicondutores AMD; Demis Hassabis, da divisão de IA do Google, DeepMind; Dario Amodei, da Anthropic; e Fei-Fei Li, especialista da Universidade de Stanford considerada a “madrinha” da IA.
No ano passado, a revista elegeu
*Com AFP