Testemunhas e veículos de imprensa relataram que aviões de guerra de Israel realizaram
A tensão coloca em risco a trégua estabelecida em 10 de outubro, firmada com mediação dos Estados Unidos e que também previa a libertação de reféns mantidos em Gaza.
Duas testemunhas palestinas disseram à AFP que foram registrados confrontos em uma parte da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, ainda sob controle de Israel, seguidos por dois ataques aéreos.
Segundo uma das testemunhas, os “aviões de combate realizaram dois ataques aéreos em Rafah, em uma zona sob controle militar israelense”.
Outra testemunha afirmou que antes dos ataques ocorreram “confrontos” entre membros do movimento islâmico palestino Hamas e outro grupo armado palestino, também em uma zona “sob controle militar israelense”.
Leia também:
Israel alcançará ‘todos os objetivos’ da guerra em Gaza, diz Netanyahu Israel diz que abrirá passagem de Rafah apenas se o Hamas entregar todos os reféns
Por sua vez, o oficial israelense, que não confirmou os ataques aéreos, afirmou à AFP que combatentes do Hamas atacaram as forças do país em uma zona sob controle do país, com tiros e um lança-granadas.
O oficial acrescentou que o fato representa “uma violação flagrante do cessar-fogo”.
A trégua que entrou em vigor em 10 de outubro na Faixa de Gaza persiste, mas desde então foram registrados vários incidentes com mortes de cidadãos palestinos.
O Hamas também anunciou “diversas claramente” ao cessar-fogo por parte de Israel, incluindo a morte de 37 pessoas por tiros das forças israelenses desde o início do cessar-fogo.