Ouvindo...

Boeing 787: como é o avião que caiu na Índia com mais de 240 pessoas após decolagem

Operado pela Air India, o avião da linha Dreamliner da Boeing caiu logo após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, na Índia

O avião é considerado uma maravilha da tecnologia aeronáutica e comemorou a marca de 1 bilhão de passageiros recentemente

A aeronave que caiu na Índia com mais de 240 pessoas a bordo após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, na Índia, é o primeiro Boeing 787-8 Dreamliner a sofrer um acidente grave desde o ínicio das operações, em 2011. O avião é considerado uma maravilha da tecnologia aeronáutica e comemorou a marca de 1 bilhão de passageiros recentemente. No Brasil, apenas a Latam opera com aviões da linha.

Com mais de 14 anos de operação, a linha 787 Dreamliner atua com mais de 89 clientes em seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. Além da Air Índia e da Latam, o 787 atua em companhias como United Airlines, British Airways, Norse Atlantic, Latam, Qantas, Qatar, Uzbekistan Airways, Royal Air Maroc e Angola Airways.

No fim de 2023, a aeronave realizou um voo considerado histórico ao decolar de uma pista cheia de neve na Antártida. A linha também já transportou o esqueleto do maior dinossauro do mundo para o Museu de História Natural, em Londres.

O avião que caiu na Índia é o Boeing 787-8. Além dele, a linha 787 Dreamliner possui as aeronaves 787-9 e o 787-10. A linha é considerada inovadora por conseguir realizar viagens de longas distâncias, o que possibilitou a criação de cerca de 425 rotas diretas.

Conheça as características do Boeing 787-8

  • 248 passageiros, assentos de 2 classes
  • 60 m / 197 pés de envergadura
  • 57 m / 186 pés de comprimento
  • 17 m / 56 pés de altura
  • alcance de 7.305 milhas náuticas / 13.530 km

Queda de avião na Índia

Um avião modelo Boeing 787 Dreamliner caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, na índia. A aeronave carregava 242 passageiros e tripulantes e tinha Londres como destino. Um alerta mayday foi emitido e a aeronave perdeu sinal.

Durante a queda, a aeronave atingiu um alojamento de médicos, explodiu e emitiu uma grande nuvem de fumaça. Vídeos publicados nas redes sociais flagraram o momento da queda. O avião tinha passageiros da Índia, Reino Unido, Portugal e Canadá.

Segundo a polícia, ao menos, uma pessoa sobreviveu. Vishwash Kumar Ramesh, segundo o India Times, estava no assento 11A, à direita da aeronave, duas fileiras à frente das asas. Ele foi levado ao hospital.

O premiê indiano Narendra Modi disse que a tragédia "é de partir o coração”. “Neste momento de tristeza, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados”, lamentou.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas