Ouvindo...

Bailarino do Aglomerado da Serra vibra com realização de sonho nos EUA: ‘Nunca desisti’

Dois anos atrás Dyhan Pierre vendia paçocas nos sinais quando participou pela primeira vez do programa Rádio Vivo e mudou sua trajetória

Dyhan Pierre é considerado uma promessa do balé brasileiro

Dois anos após embarcar para a realização do sonho de integrar a companhia americana Atlanta Ballet, nos Estados Unidos, o bailarino Dyhan Pierre Cardoso, de 22 anos, nascido e criado no Aglomerado da Serra, maior favela de Minas Gerais, curtiu os últimos dias de férias no Brasil. Nesta quarta-feira (20), ele seguirá para a Geórgia onde continuará a carreira profissional. Dyhan participou do Rádio Vivo desta terça-feira (18), mesmo programa que contou sua história em setembro de 2023.

Dyhan compartilhou a experiência de trabalhar no exterior, descrevendo-a como “incrivelmente gratificante”. O bailarino falou ainda sobre a amizade com outro jovem mineiro, Lucas Marra, que hoje vive em Nova Iorque e também foi entrevistado no programa.

Lucas contou sobre o tempo em que estudavam juntos e como sonhavam com o futuro que hoje vivem. “A gente sempre saía da aula junto, voltava para a casa do Dyhan para comer e sonhar com o que hoje a gente realiza”, lembrou Lucas.

Trajetória

Dyhan começou no balé aos cinco anos, em um projeto social no Aglomerado da Serra. O jovem conta que sempre foi fascinado por dança e que vive a realização de um sonho. “Sempre foi minha meta, sempre trabalhei com foco e vontade de conquistar isso. Nunca desisti ou deixei de correr atrás, veio no momento certo e de forma grandiosa”, disse o jovem, lembrando dos pais. “Tudo que precisei, meus pais sempre me ajudaram”.

A oportunidade surgiu há dois anos, quando Dyhan foi selecionado para integrar a companhia durante o festival Brasil Grand Prix, realizado no Teatro Sesiminas, em Belo Horioznte. Sem recursos para fazer a viagem para o exterior, contou com ajuda de amigos para arrecadar dinheiro.

Em 2023, quando participou do Rádio Vivo junto com o pai, Valdecir Cardoso, a mãe, Heloísa Helena e a professora Danielle Pavam, o músico Henrique Portugal se ofereceu para custear o visto de entrada nos EUA.

Leia também

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.