Autoridade iranianas avisaram o Catar com antecedência que planejavam
Após a ofensiva, o Irã afirmou que “jamais deixará qualquer agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”.
Apesar do ataque às bases americanas ter acontecido dentro do território do Catar, o Irã revelou que está comprometido em manter uma boa relação com o país. Por isso, o exército iraniano teria lançado os mísseis para áreas “longe de instalações urbanas e áreas residenciais”, segundo afirmou o secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.
Segundo o Ministério da Defesa do Catar, o sistema de defesa aéreo interceptou “com sucesso” os mísseis lançados contra a Base Aérea de Al Udeid. A força ainda acrescentou que
Trump agradeceu aviso antecipado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao Irã por avisar dos planos de atacar a base de Al Udeid. “Nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado. Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, escreveu na rede social Truth Social.
Apesar do aviso das autoridades iranianas, o ataque não surpreendeu os EUA. O país já esperava uma resposta à