Ouvindo...

‘Aviso antecipado': entenda por que Irã alertou que iria atacar base americana no Catar

Alerta antes de lançar mísseis evitou mortes, disse Donald Trump; presidente americano agradeceu às autoridades americanas por aviso

Irã lançou mísseis contra a base aérea americana de Al Udeid, no Catar, nesta segunda (23)

Autoridade iranianas avisaram o Catar com antecedência que planejavam atacar a Base Aérea de Al Udeid, administrada pelos EUA, nesta segunda-feira (23). Fontes da CNN Internacional ligadas ao Teerã afirmam que a intenção do país era minimizar as baixas e preservar uma saída diplomática do conflito.

Após a ofensiva, o Irã afirmou que “jamais deixará qualquer agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”.

Apesar do ataque às bases americanas ter acontecido dentro do território do Catar, o Irã revelou que está comprometido em manter uma boa relação com o país. Por isso, o exército iraniano teria lançado os mísseis para áreas “longe de instalações urbanas e áreas residenciais”, segundo afirmou o secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.

Leia também

Segundo o Ministério da Defesa do Catar, o sistema de defesa aéreo interceptou “com sucesso” os mísseis lançados contra a Base Aérea de Al Udeid. A força ainda acrescentou que não houve mortos ou feridos.

Trump agradeceu aviso antecipado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao Irã por avisar dos planos de atacar a base de Al Udeid. “Nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado. Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, escreveu na rede social Truth Social.

Apesar do aviso das autoridades iranianas, o ataque não surpreendeu os EUA. O país já esperava uma resposta à ofensiva realizada contra as bases nucleares iranianas no último sábado (21). Por isso, o exército americano retirou, por precaução, os aviões da base de Al Udeid na semana passada. Imagens de satélite mostram o pátio da base americana vazio já na última quinta-feira (19).

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.