Um avião da companhia aérea Iberia, que voaria de Madri a Paris, precisou retornar e realizar um pouso de emergência no Aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas neste domingo (3), após ser atingido por um pássaro de grande porte logo após a decolagem. A aeronave teve o bico destruído após a colisão.
A aeronave pousou em segurança, e ninguém ficou ferido, segundo a Europa Press. “Toda a tripulação de voo, incluindo pilotos e tripulação de cabine, agiu com o máximo profissionalismo para resolver a situação e ajudar os passageiros”, disse a companhia.
O incidente ocorreu por volta das 18h30 do horário local. A tripulação do voo IB579, com destino ao Aeroporto de Orly, em Paris, relatou ao controle de tráfego aéreo que havia atingido um pássaro. Isso teria causado danos visíveis ao bico da aeronave.
Novas imagens mostram momento de colisão entre helicóptero e avião nos EUA; veja Queda de avião militar com indígenas yanomami deixa 7 mortos na Venezuela ‘Turbulência significativa’ deixa pelo menos 25 feridos durante voo nos Estados Unidos
A tripulação, então, pediu emergência para retornar a Barajas, e o protocolo de segurança foi acionado. O voo se tornou o prioritário para pouso e fez a aterrissagem de forma segura, com os serviços de emergência a postos no aeroporto. Os Bombeiros realizaram uma inspeção técnica da aeronave e não foram encontrados maiores incidentes.
Os passageiros foram realocados para outro voo para Paris às 20h do horário local.
Imagens publicadas por um passageiro nas redes sociais mostram o estrago da aeronave e o desespero dos passageiros.