Ouvindo...

Após terremoto na Rússia, tremores são registrados na fronteira entre El Salvador e a Guatemala

As autoridades dos dois países seguem em alerta e recomendam que a população fique atenta a possíveis novos tremores

As autoridades dos dois países seguem em alerta e recomendam que a população fique atenta a possíveis réplicas.

Após o terremoto de magnitude 8,8 atingir a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, e provocar um tsunami em na costa dos Estados Unidos, atingindo os litorais de Washington, Oregon e Califórnia, além do Japão, dois terremotos atingiram também a região da fronteira entre a Guatemala e El Salvador nesta quarta-feira (30), provocando danos a edifícios.

Os abalos sísmicos, de magnitudes 5,9 e 5,6, foram sentidos intensamente no norte do departamento de Ahuachapán, em El Salvador. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os tremores ocorreram em sequência e foram acompanhados por eventos sísmicos menores, registrados durante o dia.

O epicentro de um dos terremotos aconteceu ao noroeste do município de San Lorenzo, uma das áreas mais afetadas. Imagens divulgadas pelo Secretário de Imprensa da Presidência de El Salvador mostram os estragos, incluindo rachaduras em prédios.

As autoridades dos dois países seguem em alerta e recomendam que a população fique atenta a possíveis réplicas.

Moradores evacuaram cidades no Havaí

O alerta de tsunami emitido na cidade de Honolulu, no Havaí, fez com que diversos moradores evacuassem a cidade, após o terremoto de magnitude 8,8 no leste da Rússia. Segundo a agência de notícias estatal russa TASS, citando o Serviço Geofísico Unificado do país, este foi o terremoto mais forte que a região já vivenciou desde 1952.

As primeiras ondas chegaram também à costa dos Estados Unidos, atingindo os litorais de Washington, Oregon e Califórnia, além do Japão.

Terremoto de magnitude de 8,8

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto na Península de Kamtchatka é o mais intenso desde o abalo de magnitude 9,0 que atingiu Tohoku, no Japão, em 2011.

Antes do tremor principal, de magnitude 8,8, foram registrados cerca de 50 abalos sísmicos com magnitude superior a 5,0. O epicentro foi localizado a uma profundidade de 19,3 quilômetros.

Após terremoto na Rússia, alerta de tsunami faz moradores evacuarem cidades no Havaí

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.