Ameaça de Rubio aumenta tensão entre Brasil e Estados Unidos

Secretário de Estado dos Estados Unidos prometeu uma resposta ao Brasil após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Marco Rubio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ameaçou o Brasil com novas sanções devido à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Ele prometeu uma resposta nos próximos dias.

Rubio tem sido um grande crítico do Judiciário brasileiro, sobretudo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ele chegou a dizer recentemente que Moraes é um ‘violador de direitos humanos’.

“Temos esses juízes ativistas, um, em particular, que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”, disse Rubio à Fox News.

Leia também

A declaração de Rubio nesta segunda-feira (15) aumentou ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e o Brasil, sobretudo com a possível ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Nova York na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na semana que vem.

Vale lembrar que o governo Trump impôs tarifas a diversos produtos brasileiros e também aplicou a Lei Magnisky contra Moraes.

O secretário de Estado não especificou quais as novas sanções para o Brasil, mas fontes em Washington dizem que poderá ocorrer uma extensão da Lei Magnitsky a outros brasileiros, como Viviane Barci Moraes, esposa do ministro do STF. Os ministros que votaram a favor da condenação de Bolsonaro e os familiares deles podem ser sancionados com a lei, além de terem seus vistos suspensos. Novas tarifas ao Brasil também podem fazer parte das sanções.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...