O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que o país terá uma nova política de restrição de “autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”. O anúncio foi feito no X nesta quarta-feira (28).
Rubio chegou a citar a América Latina e a Europa ao anunciar a medida, mas não esclareceu em quais países a nova política será implementada.
“Por muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até mesmo acusados por autoridades estrangeiras por exercerem seus direitos de liberdade de expressão. Hoje, anuncio uma nova política de restrição de vistos que se aplicará a autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos. A liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano – um direito inato sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade”, publicou.
“Estrangeiros que trabalham para minar os direitos dos americanos não devem ter o privilégio de viajar para o nosso país. Seja na América Latina, na Europa ou em qualquer outro lugar, os dias de tratamento passivo para aqueles que trabalham para minar os direitos dos americanos acabaram”, afirmou.
‘Zero dólares': A proposta ousada de Donald Trump ao Canadá sobre o Domo de Ouro Governo Trump manda consulados pararem de emitir vistos para estudantes Governo Trump pedirá a agências federais que cancelem contratos com Harvard
Alexandre de Moraes pode ser sancionado
Vale lembrar que, na semana passada, Rubio havia declarado que há uma
A justificativa, de acordo com sustentação do deputado republicano Cory Lee Mills, é de que o STF persegue “a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns” e tenta fazer uma “iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Bolsonaro”.
A acusação, segundo ele, está sob a