Ouvindo...

‘Zero dólares': A proposta ousada de Donald Trump ao Canadá sobre o Domo de Ouro

O Domo de Ouro é inspirado no modelo do Domo de Ferro de Israel, que é um dos sistemas de defesa do país, projetado para proteger de ataques de mísseis, foguetes e drones

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que o Canadá poderá participar do projeto de escudos antimísseis Golden Dome (Domo de Ouro) de graça caso se anexar ao país.

Em publicação no Truth Social, Trump afirmou que, caso não queira se tornar o 51º estado do país, o custo para entrar no projeto será de 61 bilhões de dólares (R$ 344 bilhões, na cotação atual).

“Eu disse ao Canadá, que deseja muito fazer parte do nosso fabuloso Sistema Golden Dome, que custará US$ 61 bilhões se eles permanecerem uma nação separada, porém desigual, mas custará ZERO DÓLARES se eles se tornarem o nosso estimado 51º Estado. Eles estão considerando a oferta!”, disse Trump na rede social

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que o país estava analisando potenciais investimentos no projeto.

Leia também

O projeto foi anunciado por Trump no último dia 20. O Domo de Ouro é inspirado no modelo do Domo de Ferro de Israel, que é um dos sistemas de defesa do país, projetado para proteger de ataques de mísseis, foguetes e drones.

O sistema entrou em operação em Israel em 2011 e já interceptou milhares de foguetes. O Domo de Ferro foi construído após a guerra do Líbano em 2006.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.