O
No final de janeiro, o republicano assinou um decreto para desenvolver uma “Cúpula de Ferro americana” ou, segundo a Casa Branca, um escudo antimísseis complexo para proteger o território do país.
“Durante a campanha, prometi aos americanos que construiria um escudo antimísseis de ponta”, declarou Trump no Salão Oval da Casa Branca. “Hoje tenho o prazer de anunciar que selecionamos oficialmente uma arquitetura para esse sistema de última geração”, acrescentou. Ele também informou que o Canadá se juntará à iniciativa.
Ainda de acordo com Trump, o sistema estaria operacional até o fim de seu mandato e custará cerca de US$ 175 bilhões quando estiver concluído.
A expressão “Cúpula de Ferro” se refere a um dos sistemas de defesa de Israel, projetado para proteger o país contra ataques com mísseis, foguetes e também drones.
Esse sistema já interceptou milhares de foguetes desde que entrou em operação em 2011.
Israel desenvolveu inicialmente a Cúpula de Ferro por conta própria, após a guerra do Líbano em 2006, antes de contar com o apoio dos Estados Unidos, que contribuíram com seus conhecimentos técnicos.