Um acidente envolvendo um novo navio de guerra da Coreia do Norte irritou o líder Kim Jong Un nesta quarta-feira (21). O ocorrido foi definido como um ‘ato criminoso’ que não poderia ser tolerado, segundo o líder, informou a estatal KCNA.
O destróier de 5 mil toneladas teve seu lançamento fracassado por um ‘descuido’ que ‘manchou a dignidade nacional’, segundo Kim. Ele ordenou, ainda, que o navio fosse restaurado antes de uma reunião do partido governista em junho, de acordo com a Reuters.
Não se sabe se houve vítimas. O acidente aconteceu quando o navio de guerra era colocado na água em um lançamento lateral. Aquela era uma manobra arriscada para um navio daquele tamanho, disseram analistas.
O incidente, segundo a KCNA foi causado por uma perda de equilíbrio enquanto o navio era lançado. Partes do fundo do navio foram esmagadas.
“Kim Jong Un fez uma avaliação severa, dizendo que foi um acidente grave e um ato criminoso causado por absoluto descuido, irresponsabilidade e empirismo anticientífico... e não poderia ser tolerado”, afirmou a agência estatal.