Ouvindo...

Trump confronta presidente da África do Sul sobre suposto “genocídio branco”

O presidente norte-americano, Donald Trump, se encontrou no salão oval com Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, nesta quarta (21)

Trump confronta presidente da África do Sul sobre suposto “genocídio branco”

O presidente norte-americano, Donald Trump, se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, nesta quarta-feira (21) e mostrou um vídeo com suposto conteúdo de genocídio de fazendeiros brancos para o político. Trump mostrou ainda uma série de matérias dos últimos dias que supostamente narravam crimes contra a vida de pessoas brancas, enquanto pedia uma solução para a situação.

O mandatário sul-africano assistiu aos vídeos em silêncio e concordou que havia criminalidade no país, mas explicou que a maioria das vítimas de homicídios são pessoas negras. Ramaphosa chegou a perguntar ainda onde os vídeos tinham sido gravados, pois ele nunca havia visto nada como aquilo.

Leia também

“Existe criminalidade no nosso país. As pessoas que são mortas, infelizmente, em atividades criminosas não são apenas pessoas brancas. A maior parte delas são pessoas pretas”, disse Cyril Ramaphosa.

Em relação à colocação do presidente da África do Sul, o presidente dos EUA apenas respondeu que “os fazendeiros não são pretos e essas pessoas estão sendo mortas em grande escala.”

O encontro acontece em meio a alegações de que a população minoritária branca esteja sendo perseguida na África do Sul. Os Estados Unidos receberam, no dia 12 de maio, um grupo de 59 sul-africanos como refugiados.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas