Ouvindo...

Presidente da Comissão Europeia se posiciona sobre ligação entre Trump e Zelensky

Ursula von der Leyen conversou com Trump logo após o fim da ligação de duas horas entre o presidente dos EUA e da Ucrânia

Ursula von der Leyen

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, usou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para comentar sobre a conversa entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky sobre o fim da guerra na Ucrânia. “Boa ligação com o presidente Donald Trump, juntamente com o presidente Emmanuel Macron, com a primeira-ministra Giorgia Meloni, com chanceler da Alemanha Friedrich Merz e com presidente da Finlândia Alexander Stubb”, escreveu.

von der Leyen também elogiou a postura de Trump ao mediar o fim do conflito. “Quero agradecer ao presidente Trump por seus esforços incansáveis para trazer um cessar-fogo à Ucrânia. É importante que os EUA continuem engajados. Continuaremos a apoiar Volodymyr Zelenskyy para alcançar uma paz duradoura na Ucrânia”, finalizou.

A ligação entre o presidente dos Estados Unidos e as autoridades mundiais aconteceu logo após a conversa por telefone entre Trump e Vladimir Putin, presidente da Rússia. Os dois falaram durante duas horas nesta segunda (19) sobre um possível acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, que estão em guerra desde 2022.

Segundo o presidente americano, as negociações para um cessar-fogo entre as duas nações europeias deverão começar ‘imediatamente’. “As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais conhece. O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria isso agora, e não mais tarde”, detalhou Trump na publicação nas redes sociais.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento