Ouvindo...

Canonização de Carlo Acutis, o santo ‘millennial’, será primeiro grande ato de Papa Leão XIV

Com a canonização, a Igreja busca promover o culto entre os mais jovens

Carlo Acutis foi beatificado em 2020

A canonização do beato italiano Carlo Acutis, rito adiado após a morte de Papa Francisco, deverá ser o primeiro grande ato do novo pontífice Leão XIV. Acutis será o primeiro santo ‘millennial’ e é considerado o “padroeiro” da internet.

A canonização de Acutis ocorre em um ponto de virada no atual Jubileu. Neste ano a celebração católica contará com a participação de dois Papas, visto que Francisco abriu a Porta Santa do Ano Santo. No entanto, a cerimônia de canonização, prevista inicialmente para 27 de abril, precisou ser suspensa após a morte de Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, em 21 de abril.

Com a canonização, a Igreja busca promover o culto entre os mais jovens. Carlo Acutis faleceu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia fulminante. Ele é apresentado como o primeiro santo “millennial”, conhecido por sua paixão pela internet e informática, além de sua devoção à Eucaristia. Sua canonização está sendo realizada em tempo recorde.

Apesar da cerimônia ter sido postergada, 120 mil fiéis já se inscreveram para o evento. A nova data para a canonização é incerta, mas poderia ocorrer nos próximos dias do pontificado de Leão XIV, entre 18 ou 25 de maio.

Além de Carlo Acutis, sepultado no Santuário da Espoliação em Assis, há outros novos santos que aguardam a canonização pelo novo pontífice após a morte de Jorge Bergoglio. Entre eles está Pier Giorgio Frassati, de Turim. Frassati seria proclamado santo em 3 de agosto de 2025, no final do Jubileu da Juventude em Roma, que terá início em 28 de julho.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento