As autoridades do Canadá aumentaram para onze o número de
vítimas de um atropelamento em massa na cidade de Vancouver, oeste do país, na noite deste último sábado (26). O suspeito, de 30 anos, avançou contra a multidão que marcava presença em um festival filipino.
Anteriormente,
a polícia não descartava a hipótese de ataque terrorista durante a campanha eleitoral do
primeiro-ministro, Mark Carney, prevista para este domingo (27). A teoria, no entanto, foi descartada, já que, segundo o chefe da polícia, Steve Rai, o homem, que não teve a identidade revelada, sofre de problemas de
saúde mental e tinha um histórico criminal “significativo”.
“
Embora eu não possa fazer comentários neste momento sobre uma possível motivação, posso dizer agora com confiança que as provas deste caso não nos levam a crer que se trata de um ato terrorista”.
— disse ele em entrevista coletiva.
Ainda de acordo com Rai, além das vítimas já confirmadas, outras dezenas de pessoas estão feridas e algumas em estado grave.
Mark Carney cancelou as atividades previstas para este domingo e disse que “não há ameaça ativa” para a população em um discurso público após o acidente.
Como aconteceu?
O atropelamento ocorreu pouco depois das 20h no horário local, meia-noite no horário de Brasília.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo de cor preta danificado em uma rua cheia de destroços, ao lado de socorristas que prestavam atendimento as vítimas no chão.
Veja vídeo:
*** Com informação de AFP.